Início > Para professor
Início > Para professor
Imaginando outras formas de estar no mundo: bem viver, aprendizagens e desenvolvimento integral | Mesa 3
Vídeo
Publicado em 11/06/2025
Tipo de Conteúdo
Formação
Tipo de mídia
Vídeo
Segmento

Imaginar outras formas de viver nos convida a pensar, nos termos em que pensa o sábio líder indígena Ailton Krenak, que o futuro é ancestral. Repensar o mundo, refletir sobre outros mundos possíveis e outras formas de estar no mundo. Assim, os que vieram antes de nós podem estar agora mesmo ao nosso lado, convidando-nos a uma religação com a terra, nosso chão comum, e ao reconhecimento e acolhimento de nós mesmos e de nossas potencialidades.

➡️ Participam da roda de conversa:

Mariana Bruce | Professora da UFF;

Sílvia Baptista | Teia de Solidariedade da Zona Oeste;

Leonardo Mattos de Xangô | Gerente para Povos e Comunidades Tradicionais | GPCT/SMAC-Rio;

Pâmela Souza da Silva | Professora / GERER/SME-Rio.

➡️ Faça a avaliação deste vídeo e garanta o seu certificado pela Escola Paulo Freire: https://epfsme.rio/sef 

Escola dos afetos, autocuidado e diversidade | Roda 3
O encontro trata de questões como acolhimento, pertencimento, autocuidado e competências socioemocionais.
Vídeo

Escola dos afetos, autocuidado e diversidade | Roda 3

O encontro trata de questões como acolhimento, pertencimento, autocuidado e competências socioemocionais.

Educação Socioemocional
Imaginando outras formas de estar no mundo: bem viver, aprendizagens e desenvolvimento integral | Me
Imaginar outras formas de viver nos convida a pensar, nos termos em que pensa o indígena Ailton Krenak, que o futuro é ancestral.
Vídeo

Imaginando outras formas de estar no mundo: bem viver, aprendizagens e desenvolvimento integral | Mesa 3

Imaginar outras formas de viver nos convida a pensar, nos termos em que pensa o indígena Ailton Krenak, que o futuro é ancestral.

Educação Integral
Educação financeira e cidadania | Roda 2
A roda de conversa aborda a importância da Educação Financeira no contexto educacional.
Vídeo

Educação financeira e cidadania | Roda 2

A roda de conversa aborda a importância da Educação Financeira no contexto educacional.

Cidadania
Escola das Adolescências: escutar para acolher, compreender e inovar | Mesa 2
Uma escola mais envolvida com o adolescente pode ajudá-lo a se conectar com seu projeto de vida.
Vídeo

Escola das Adolescências: escutar para acolher, compreender e inovar | Mesa 2

Uma escola mais envolvida com o adolescente pode ajudá-lo a se conectar com seu projeto de vida.

Adolescências
Biologia das emoções: neurociência, adolescência e as competências s
Reflexão sobre como a escola pode colaborar com as famílias para promover um desenvolvimento emocional saudável.
Vídeo

Biologia das emoções: neurociência, adolescência e as competências socioemocionais | Roda 1

Reflexão sobre como a escola pode colaborar com as famílias para promover um desenvolvimento emocional saudável.

AdolescênciasEducação Socioemocional
Currículo e Território: uma conversa sobre envolvimento e competências socioemoc
Pensar a favela como espaço de aprendizagem é falar em territórios que vão além de suas áreas geográficas.
Vídeo

Currículo e Território: uma conversa sobre envolvimento e competências socioemocionais | Mesa 1

Pensar a favela como espaço de aprendizagem é falar em territórios que vão além de suas áreas geográficas.

Cultura Afro-BrasileiraEducação Socioemocional
Escola das Adolescências, inovação, pertencimento e educação socio
A quarta edição tem como tema “Escola das Adolescências: inovação, pertencimento e educação socioemocional”.
Vídeo

Escola das Adolescências, inovação, pertencimento e educação socioemocional | Mesa de abertura

A quarta edição tem como tema “Escola das Adolescências: inovação, pertencimento e educação socioemocional”.

AdolescênciasEducação Socioemocional
Mantenha-se atualizado com as iniciativas da MultiRio! Receba conteúdo exclusivo sobre educação, cultura e novas tecnologias aplicadas ao ensino, além das novidades sobre nossos projetos e produções.
Inscreva-se