Os alunos do 2º ano do GET Júlia Lopes de Almeida, em Santa Teresa (1ª CRE), desenvolvem projetos que exploram temas como a valorização do cabelo afro e a história da cultura negra.
Por meio de atividades lúdicas como visitas ao Museu do Samba, oficinas de cabelo e apresentações musicais, os estudantes se apaixonam pelos livros e aprendem sobre a importância da sua identidade e da cultura afrodescendente.
Conheça este projeto inspirador e descubra como a literatura pode acelerar a alfabetização e o letramento com eficiência! Aproveita e se inscreve no canal da MultiRio!
Veja mais detalhes desta prática no Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/39dseukc
📍Objetivos do projeto:
• Divulgar a literatura infanto-juvenil no espaço escolar através da aproximação dos autores com as obras literárias expostas, sendo que em cada ano há um tema geral trabalhado.
• Estimular a produção artística e intelectual dos alunos por meio de apresentações autorais sobre o tema central da Feira naquele ano.
• Ofertar aos alunos o contato com convidados externos que possam abordar o assunto da Feira por meio de oficinas e palestras.
📝Habilidades trabalhadas:
• 1º ano - Sala de Leitura - Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas. Apreciar conto literário, observando sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
• 2º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
• 3º ano - Anos Iniciais - Valorizar a oralidade como fonte de acesso a conhecimentos e à fruição.
• 4º ano - Sala de Leitura - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
• 5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.