Início > Para família
Início > Para família
Escola e Comunidade se unem pelo futuro sustentável dos estudantes
Vídeo
Publicado em 11/09/2024
Tipo de Conteúdo
Conteúdo Geral
Tipo de mídia
Vídeo

Esta é a premissa do projeto "Diálogos Sustentáveis: Escola Brant Horta e Parceiros Territoriais na Construção de um Futuro Resiliente".

Alunos, professores, moradores e lideranças locais trabalham juntos para cuidar do meio ambiente local e promover a inclusão social e a valorização da história do território.

A escola, localizada na Penha Circular (4ª CRE), tem suas portas abertas para parcerias criativas, ensinando seus estudantes a exercerem sua plena cidadania.

Neste vídeo, conheça as iniciativas desenvolvidas na escola, como a irrigação com recursos reutilizados e a produção de documentários que já foram exibidos na França e em Portugal.

Veja mais detalhes desta prática no Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/448sy8cy

📍Objetivos do projeto:
• Colaboração entre alunos, professores, pais e membros da comunidade. para promover a sustentabilidade e a resiliência no território local.
• Midiaeducação e oficinas de audiovisual. Dois documentários feitos pelos alunos já foram exibidos no exterior: França e Portugal.
• Reconhecimento do território.
• Aulas-passeio.
• Projeto de horta escolar e irrigação feita com água reaproveitada e materiais reciclados.
• Promoção da leitura.

📝Habilidades trabalhadas:
• 6º ano - Geografia - Identificar no estado do Rio de Janeiro marcas de contribuições culturais e econômicas de grupos de diferentes origens, destacando os povos indígenas e quilombolas.
• 6º ano - Sala de Leitura - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
• 6º ano - Sala de Leitura - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
• 7º ano - Geografia - Conhecer o modelo de desenvolvimento a partir das transformações da biodiversidade local e do mundo.
• 7º ano - Geografia - Reconhecer, localizar e problematizar as dinâmicas dos distintos ambientes naturais do território brasileiro a partir de suas características físico-naturais.
• 7º ano - Geografia - Relacionar as práticas predatórias sociedades com as mudanças climáticas e a diminuição da biodiversidade, identificando os problemas socioambientais nos espaços urbanos e rurais.
• 7º ano - Geografia - Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
• 7º ano - Sala de Leitura - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
• 7º ano - Sala de Leitura - Reconhecer os elementos da narrativa: narrador, foco narrativo e clímax. Identificar o foco narrativo como diferenças estruturais que podem ser modificadas ao longo da transformação de cenários históricos e da ficção. Perceber que uma história pode ser contada considerando-se diferentes influências.
• 8º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
• 8º ano - Geografia - Localizar, em diferentes tipos de representações, o atual território brasileiro, interpretando indicadores sociais de diferentes regiões do Brasil presentes nessas representações.
• 8º ano - Sala de Leitura - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Reconhecer os elementos constitutivos de um texto narrativo.
• 8º ano - Sala de Leitura - Localizar/Recuperar informações. Apreender os sentidos globais do texto. Articular o verbal com outras linguagens – ilustrações, fotografias, vídeos – reconhecendo relações de reiteração, complementaridade entre o verbal e as outras linguagens.
• 9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
• 9º ano - Geografia - Identificar, elaborar e refletir sobre as diversas possibilidades de representação do espaço geográfico em escala mundial.
• 9º ano - Sala de Leitura - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos; constatar a finalidade desse gênero textual; identificar a função social de textos; compreender a importância da produção cultural africana para toda a humanidade; perceber a finalidade dos provérbios.
• 9º ano - Sala de Leitura - Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.

Educando os sentimentos - NIAP/PROINAPE | Videocast Boas Práticas da Rede
Conheça dois projetos realizados em escolas cariocas com o suporte do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP).
Vídeo

Educando os sentimentos - NIAP/PROINAPE | Videocast Boas Práticas da Rede

Conheça dois projetos realizados em escolas cariocas com o suporte do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (...)

Educação SocioemocionalPráticas pedagógicas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) | Videocast Boas Práticas da Rede
A educação de jovens e adultos (EJA) é muito mais do que apenas ensinar a ler e escrever, é um processo de construção de conhecimento que leva em consideração a experiência e as histórias de vida dos alunos.
Vídeo

Educação de Jovens e Adultos (EJA) | Videocast Boas Práticas da Rede

A educação de jovens e adultos (EJA) é muito mais do que apenas ensinar a ler e escrever, é um processo de construção de conhecimento (...)

Práticas pedagógicas
Educação antirracista | Videocast Boas Práticas da Rede
No Rio de Janeiro, diversas escolas estão implementando projetos inovadores para promover a inclusão e o respeito às diferenças. Assista e se inspire para desenvolver práticas parecidas com seus estudantes!
Vídeo

Educação antirracista | Videocast Boas Práticas da Rede

No Rio de Janeiro, diversas escolas estão implementando projetos inovadores para promover a inclusão e o respeito às diferenças. Assista (...)

Práticas pedagógicas
Alfabetização criativa e engajadora | Videocast Boas Práticas da Rede
Conheça experiências pedagógicas da E.M. Otelo de Souza Reis, de Santa Cruz (10ª CRE) e da E.M. Ayrton Senna da Silva, em Bangu (8ª CRE).
Vídeo

Alfabetização criativa e engajadora | Videocast Boas Práticas da Rede

Conheça experiências pedagógicas da E.M. Otelo de Souza Reis, de Santa Cruz (10ª CRE) e da E.M. Ayrton Senna da Silva, em Bangu (...)

Práticas pedagógicas
Adolescentes têm voz e vez no GET Comenius
Machismo, preconceito de gênero e respeito à diversidade - esses são temas que estudantes do 8º e 9º ano debatem no Ginásio Educacional Comenius, em Bangu (8ª CRE).
Vídeo

Adolescentes têm voz e vez no GET Comenius

Machismo, preconceito de gênero e respeito à diversidade - esses são temas que estudantes do 8º e 9º ano debatem no Ginásio (...)

Práticas pedagógicas
A Magia da Leitura Desperta a Criatividade das Crianças na Educação Infantil
A professora Jacyra Carioca usa a literatura infantil para promover o desenvolvimento integral das crianças na Escola Municipal Paraná (5ª CRE), em Cascadura.
Vídeo

A Magia da Leitura Desperta a Criatividade das Crianças na Educação Infantil

A professora Jacyra Carioca usa a literatura infantil para promover o desenvolvimento integral das crianças na Escola Municipal (...)

Práticas pedagógicas
A literatura afrodescendente como fonte de autoestima e autoconhecimento
A Feira Literária Júlia Lopes de Almeida é um evento anual que celebra a literatura infanto-juvenil e a cultura afrodescendente.
Vídeo

A literatura afrodescendente como fonte de autoestima e autoconhecimento

A Feira Literária Júlia Lopes de Almeida é um evento anual que celebra a literatura infanto-juvenil e a cultura afrodescendente.

Práticas pedagógicas
Escola e Comunidade se unem pelo futuro sustentável dos estudantes
O GET Brant Horta e a comunidade da Penha estão unidos por um objetivo comum: construir um futuro mais sustentável. Clique e conheça!
Vídeo

Escola e Comunidade se unem pelo futuro sustentável dos estudantes

O GET Brant Horta e a comunidade da Penha estão unidos por um objetivo comum: construir um futuro mais sustentável. Clique e conheça!

Práticas pedagógicas
Do slam ao podcast: alunos do GET Almirante Newton Braga dominam a escrita
Veja como a poesia falada pode se transformar em uma poderosa ferramenta de ensino!
Vídeo

Do slam ao podcast: alunos do GET Almirante Newton Braga dominam a escrita

Veja como a poesia falada pode se transformar em uma poderosa ferramenta de ensino!

Práticas pedagógicas
Como o xadrez transforma a Educação na E.M. Albert Sabin
Descubra como o projeto Xadrez e Seus Desafios, liderado pela professora Gizelle Barbosa na Escola Municipal Albert Sabin, está transformando o ensino e o desenvolvimento dos alunos.
Vídeo

Como o xadrez transforma a Educação na E.M. Albert Sabin

Descubra como o projeto Xadrez e Seus Desafios, liderado pela professora Gizelle Barbosa na Escola Municipal Albert Sabin, está (...)

Práticas pedagógicas
Mantenha-se atualizado com as iniciativas da MultiRio!
Receba conteúdo exclusivo sobre educação, cultura e novas tecnologias aplicadas ao ensino, além das novidades sobre nossos projetos e produções.
Inscreva-se