Esta é a premissa do projeto "Diálogos Sustentáveis: Escola Brant Horta e Parceiros Territoriais na Construção de um Futuro Resiliente".
Alunos, professores, moradores e lideranças locais trabalham juntos para cuidar do meio ambiente local e promover a inclusão social e a valorização da história do território.
A escola, localizada na Penha Circular (4ª CRE), tem suas portas abertas para parcerias criativas, ensinando seus estudantes a exercerem sua plena cidadania.
Neste vídeo, conheça as iniciativas desenvolvidas na escola, como a irrigação com recursos reutilizados e a produção de documentários que já foram exibidos na França e em Portugal.
Veja mais detalhes desta prática no Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/448sy8cy
📍Objetivos do projeto:
• Colaboração entre alunos, professores, pais e membros da comunidade. para promover a sustentabilidade e a resiliência no território local.
• Midiaeducação e oficinas de audiovisual. Dois documentários feitos pelos alunos já foram exibidos no exterior: França e Portugal.
• Reconhecimento do território.
• Aulas-passeio.
• Projeto de horta escolar e irrigação feita com água reaproveitada e materiais reciclados.
• Promoção da leitura.
📝Habilidades trabalhadas:
• 6º ano - Geografia - Identificar no estado do Rio de Janeiro marcas de contribuições culturais e econômicas de grupos de diferentes origens, destacando os povos indígenas e quilombolas.
• 6º ano - Sala de Leitura - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
• 6º ano - Sala de Leitura - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
• 7º ano - Geografia - Conhecer o modelo de desenvolvimento a partir das transformações da biodiversidade local e do mundo.
• 7º ano - Geografia - Reconhecer, localizar e problematizar as dinâmicas dos distintos ambientes naturais do território brasileiro a partir de suas características físico-naturais.
• 7º ano - Geografia - Relacionar as práticas predatórias sociedades com as mudanças climáticas e a diminuição da biodiversidade, identificando os problemas socioambientais nos espaços urbanos e rurais.
• 7º ano - Geografia - Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
• 7º ano - Sala de Leitura - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
• 7º ano - Sala de Leitura - Reconhecer os elementos da narrativa: narrador, foco narrativo e clímax. Identificar o foco narrativo como diferenças estruturais que podem ser modificadas ao longo da transformação de cenários históricos e da ficção. Perceber que uma história pode ser contada considerando-se diferentes influências.
• 8º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
• 8º ano - Geografia - Localizar, em diferentes tipos de representações, o atual território brasileiro, interpretando indicadores sociais de diferentes regiões do Brasil presentes nessas representações.
• 8º ano - Sala de Leitura - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Reconhecer os elementos constitutivos de um texto narrativo.
• 8º ano - Sala de Leitura - Localizar/Recuperar informações. Apreender os sentidos globais do texto. Articular o verbal com outras linguagens – ilustrações, fotografias, vídeos – reconhecendo relações de reiteração, complementaridade entre o verbal e as outras linguagens.
• 9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
• 9º ano - Geografia - Identificar, elaborar e refletir sobre as diversas possibilidades de representação do espaço geográfico em escala mundial.
• 9º ano - Sala de Leitura - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos; constatar a finalidade desse gênero textual; identificar a função social de textos; compreender a importância da produção cultural africana para toda a humanidade; perceber a finalidade dos provérbios.
• 9º ano - Sala de Leitura - Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.