A ideia de utilizar a poesia falada para estimular a escrita dos estudantes do GET Almirante Newton Braga de Faria, que fica em Irajá (5ª CRE), fez nascer alguns talentos, e também os ajudou a expressar sentimentos e a soltar a criatividade.
Com o projeto "Vozes do Slam", a professora Andressa Costa usou batalhas de slam para estimular a escrita, a criatividade e a expressão dos alunos do 4º ano. Do sucesso dessas batalhas, nasceu um podcast onde os estudantes compartilham suas poesias e exploram temas como racismo, capacitismo e cultura de paz.
Quer ver como a poesia pode transformar a vida dos jovens? Assista ao vídeo e conheça esse projeto incrível que desenvolve habilidades de escrita, oratória e produção de conteúdo. Não esqueça de se inscrever no canal para acompanhar mais iniciativas inspiradoras! Quer conhecer mais?
Acesse o portal Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/pybv4epz
📍Objetivos do projeto:
• Utilizar o podcast como uma ferramenta de aprendizagem ativa para melhorar as habilidades de comunicação oral dos alunos. Encorajar os discentes a expressar suas ideias de forma criativa;
• Identificar os elementos que constituem um podcasts e também a poesia Slam;
• Reconhecer características como tom de voz, ritmo, rimas e repetições em áudios e performances;
• Contar histórias em formato de podcast; Criar narrativas curtas, planejar o enredo e utilizar recursos sonoros simples para dar vida às histórias;
• Apresentar um poema de forma criativa;
• Realizar leituras expressivas de poemas, explorando pausas, entonação e gestos que adicionem significado à poesia;
• Identificar como os autores expressam suas opiniões e sentimentos, e refletir sobre como isso pode influenciar a forma como entendemos o mundo;
• Criar um podcast sobre um tema relevante e pertinente ao grupo;
• Trabalhar coletivamente para pesquisar, discutir e apresentar informações sobre um assunto importante usando o formato de podcast.
📝Habilidades trabalhadas:
• Anos Iniciais - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem. • Anos Iniciais - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público-alvo.
• Anos Iniciais - Reconhecer os elementos estruturais de texto em versos (verso, estrofe, rima, ritmo etc).
• Anos Iniciais - Revisar coletivamente a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor.
• Anos Iniciais - Utilizar a linguagem adequada à situação de interação.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, etc.).
• 5º ano - Sala de Leitura - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar, pela apreciação, práticas musicais diversas, reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.