Aprenda a criar uma webrádio na sua escola com a Escola Municipal Madrid!
Durante a pandemia, a webrádio Fala, Madrid! foi criada para aproximar estudantes e professores da unidade escolar da 2ª CRE, localizada em Vila Isabel. O projeto cresceu, permitindo que alunas e alunos produzam séries sobre temas de interesse juvenil e complementem os conteúdos curriculares.
A parceria com o Laboratório de Tecnologias Cognitivas do Instituto NUTES/UFRJ, sob a coordenação da professora Miriam Struchiner, aprimorou as habilidades dos estudantes em produzir conteúdos de mídia de forma responsável.
Idealizado pela professora de História Andréa Dias, o projeto foi inscrito na área de conhecimento midiaeducação no portal Cartografias de Boas Práticas da Rede. Acesse para saber mais: https://tinyurl.com/337zuez6
📍Objetivos do projeto:
• Estimular o protagonismo dos alunos através da produção de narrativas digitais em podcasts.
• Abordar temáticas sociocientíficas, valorizando as ideias dos alunos e desenvolvendo habilidades de interpretação, reflexão, criação, organização do pensamento, oralidade, leitura, produção de textos e estimulando o senso crítico.
• Articular conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, abordando aspectos sociais, científicos, históricos, culturais, ambientais e éticos.
📝Habilidades trabalhadas:
• 6º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
• 6º ano - Geografia - Identificar a resistência atual das comunidades indígenas e quilombolas.
• 6º ano - História - Relacionar os locais de vivência à formação de cultura, memória e história, comparando o uso de diferentes finalidades e linguagens usadas no passado e no presente.
• 6º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
• 7º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
• 7º ano - História - Identificar o continente africano como o continente berço da humanidade, contribuindo para o conhecimento da origem da espécie humana.
• 7º ano - Língua Portuguesa - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto
• 8º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
• 8º ano - História - Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
• 9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
• 9º ano - História - Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão, com destaque ao reconhecimento de formas de lutas e de resistências à escravização no Brasil, e discutir a importância de ações afirmativas.
• 9º ano - Língua Portuguesa - Estabelecer relações entre as partes de um texto, identificando repetições e substituições que contribuem para a sua continuidade (substantivos, pronomes, palavras e/ou expressões mais gerais e mais específicas).