Descubra como os alunos da Escola Municipal Cívico Militar Carioca produzem um jornal escolar dinâmico e informativo!
Neste vídeo, acompanhamos o processo de criação do Jornal ECIM Digital. Na ECIM, localizada no Rocha (3ª CRE), alunas e alunos, orientados pela professora Roberta Toledo, trabalham em conjunto na produção das edições do jornal.
Desde a escolha das pautas até a publicação final, os estudantes compartilham suas experiências e aprendizados. A turma produz as notícias, reportagens e entrevistas, desenvolvendo habilidades essenciais como leitura, escrita e pensamento crítico, além de estimular a cidadania.
Mais do que divulgar as atividades da escola, o jornal digital se tornou uma eletiva que inspira e revela talentos na área de comunicação. Esse projeto vai além do ensino tradicional, incentivando os estudantes a explorar e valorizar o patrimônio cultural e as diferentes dimensões sociais, políticas e artísticas.
Conheça mais sobre o Jornal ECIM Digital na plataforma das Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/yznj7eb4
📍Objetivos do projeto:
• Motivar os alunos na apropriação da escrita e da leitura;
• Promover o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais;
• Desenvolver o protagonismo infantil, permitindo o contato em diferentes contextos sociais.
📝Habilidades trabalhadas:
• 9º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
• Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.);
• Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética;
• Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.