Há 12 anos, a professora Claudia Ernest transforma a vida de crianças e jovens por meio do projeto Flautistas da Marambaia - Meninos do Mangue na Escola Municipal Professor Vieira Fazenda, localizada em Barra de Guaratiba (10ª CRE).
Utilizando o repertório da MPB, o projeto trabalha a Educação Musica, promove a cidadania e a conexão com a natureza exuberante da Marambaia. Só em 2023, mais de 30 estudantes aprenderam danças regionais que se relacionam com o repertório. A unidade escolar oferece aulas de flauta e danças em um cenário mágico entre o mar e o mangue.
Conheça mais sobre o projeto na plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/4rskxpxb
📍Objetivos do projeto:
• Musicalizar os alunos utilizando o repertório da Música Popular Brasileira;
• Apresentar canções e compositores consagrados para a comunidade escolar proporcionando um contexto histórico em que as canções foram criadas e ampliação dos conhecimentos da cultura brasileira
• Interação com o meio ambiente em que a escola se insere e conhecimento do bioma local.
• Proporcionar conhecimento da família das flautas com o objetivo que os alunos dominem o instrumento musicalizador e avancem para conhecimentos mais complexos da música.
📝Habilidades trabalhadas:
• 6º ano - Artes Cênicas - Desenvolver a consciência corporal;
• 6º ano - Artes Cênicas - Identificar o espaço cênico como elemento essencial do fazer teatral;
• 6º ano - Artes Cênicas - Selecionar as possibilidades corporais e vocais, de forma criativa, nos jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais;
• 6º ano - Educação Musical - Analisar visual e auditivamente uma música e sua notação ou registro musical;
• 6º ano - Educação Musical - Distinguir fontes sonoras diversas, como instrumentos musicais, possibilidades do próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal, etc.), elementos da natureza e objetos do cotidiano, reconhecendo os elementos constitutivos da música e suas propriedades rítmicas, harmônicas, melódicas e timbrísticas;
• 6º ano - Educação Musical - Distinguir os elementos constitutivos da música (duração, altura, timbre, intensidade, etc.), presentes em brinquedos cantados e de roda, jogos e brincadeiras musicais, canções e práticas musicais diversas;
• 6º ano - Educação Musical - Identificar criações musicais, sonorizações de histórias, entre outras, reconhecendo vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais;
• 6º ano - Educação Musical - Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana;
• 6º ano - Educação Musical - Usar vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo, tocando e cantando de modo expressivo composições e improvisações musicais, sonorização de histórias, entre outros.