Conheça uma prática alfabetizadora que promove uma viagem pelos livros no GEO Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em Benfica!
Em apenas dois meses, a professora Márcia Conceição ajudou seus alunos do 2º ano a lerem com fluidez e coesão por meio do Projeto Viaje com a Leitura. Criado em 2015, o projeto une diversas estratégias para estimular o amor pelos livros como leitura e contações de história todos os dias e atividades de leitura e de escrita lúdicas que façam sentido e tenham uso prático para as crianças.
Se você é professor ou pai ou mãe, e quer estimular a paixão pela leitura nos pequenos, não perca esse vídeo!
Conheça mais sobre o projeto na plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/2zszdfhd
📍Objetivo do projeto:
• Incentivar a prática da leitura e da produção textual.
📝Habilidades trabalhadas:
• 5º ano - Anos Iniciais - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
• 5º ano - Anos Iniciais - Apresentar opinião sobre assuntos significativos.
• 5º ano - Anos Iniciais - Apresentar-se, dirigindo-se com gentileza e respeito a seu(s) interlocutor(es), com a necessária desenvoltura articulatória na fala, fazendo uso, se necessário, dos gestos como recurso expressivo.
• 5º ano - Anos Iniciais - Atuar com interesse e atenção nas conversas.
• 5º ano - Anos Iniciais - Interpretar recursos gráficos não verbais, relacionando-os a outras i informações apresentadas em textos verbais e entendendo a combinação desses elementos na construção da mensagem como um todo.
• 5º ano - Anos Iniciais - Ler com fluência textos de diferentes gêneros discursivos.
• 5º ano - Anos Iniciais - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
• 5º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
• 5º ano - Anos Iniciais - Reescrever o texto, levando em conta o proposto na revisão textual.
• 5º ano - Anos Iniciais - Rejeitar qualquer atitude discriminatória a modos de falar, atuando de forma colaborativa em conversas.
• 5º ano - Anos Iniciais - Reler e revisar o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, visando aprimorá-lo no processo de formação autor/escritor.
• 5º ano - Anos Iniciais - Revisar coletivamente a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor. )
• 5º ano - Anos Iniciais - Utilizar a linguagem adequada à situação de interação.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Compreender o uso expressivo do verbo nos textos lidos.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Empregar adequadamente os sinais de pontuação, inclusive como marcas de expressividade.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Empregar as convenções de escrita de diálogo (discurso direto).
• 5º ano - Língua Portuguesa - Empregar, na produção de textos de base narrativa, elementos da narrativa, tais como: Narrador (foco narrativo); Personagem (principal e secundário) e suas características físicas e psicológicas; Tempo/espaço da narrativa.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Ler e explorar textos verbais, não verbais e multimodais que circulam no espaço escolar.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer a leitura como produção de significados.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer estrutura da narrativa: -situação inicial; - complicação (conflito gerador e climax); desfecho.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos da narrativa: - Narrador (foco narrativo); -personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista) e suas características físicas e psicológicas; - tempo/espaço da narrativa; - aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação e outras notações como marcas de expressividade em um texto, identificando efeitos de sentido de seus usos.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação, inclusive com marcas de expressividade.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Relacionar e utilizar adequadamente artigos / pronomes / substantivos / adjetivos; substantivos / pronomes / verbos, sem a nomenclatura das classes morfológicas, em textos produzidos individual e coletivamente.