Início > Para família
Início > Para família
Dicas para incentivar a leitura desde cedo no GEO Edmundo Bittencourt
Vídeo
Publicado em 19/06/2024
Tipo de Conteúdo
Conteúdo Geral
Tipo de mídia
Vídeo

Conheça uma prática alfabetizadora que promove uma viagem pelos livros no GEO Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em Benfica!

Em apenas dois meses, a professora Márcia Conceição ajudou seus alunos do 2º ano a lerem com fluidez e coesão por meio do Projeto Viaje com a Leitura. Criado em 2015, o projeto une diversas estratégias para estimular o amor pelos livros como leitura e contações de história todos os dias e atividades de leitura e de escrita lúdicas que façam sentido e tenham uso prático para as crianças.

Se você é professor ou pai ou mãe, e quer estimular a paixão pela leitura nos pequenos, não perca esse vídeo!

Conheça mais sobre o projeto na plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede: https://tinyurl.com/2zszdfhd

📍Objetivo do projeto:
• Incentivar a prática da leitura e da produção textual.

📝Habilidades trabalhadas:
• 5º ano - Anos Iniciais - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
• 5º ano - Anos Iniciais - Apresentar opinião sobre assuntos significativos.
• 5º ano - Anos Iniciais - Apresentar-se, dirigindo-se com gentileza e respeito a seu(s) interlocutor(es), com a necessária desenvoltura articulatória na fala, fazendo uso, se necessário, dos gestos como recurso expressivo.
• 5º ano - Anos Iniciais - Atuar com interesse e atenção nas conversas.
• 5º ano - Anos Iniciais - Interpretar recursos gráficos não verbais, relacionando-os a outras i informações apresentadas em textos verbais e entendendo a combinação desses elementos na construção da mensagem como um todo.
• 5º ano - Anos Iniciais - Ler com fluência textos de diferentes gêneros discursivos.
• 5º ano - Anos Iniciais - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
• 5º ano - Anos Iniciais - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
• 5º ano - Anos Iniciais - Reescrever o texto, levando em conta o proposto na revisão textual.
• 5º ano - Anos Iniciais - Rejeitar qualquer atitude discriminatória a modos de falar, atuando de forma colaborativa em conversas.
• 5º ano - Anos Iniciais - Reler e revisar o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, visando aprimorá-lo no processo de formação autor/escritor.
• 5º ano - Anos Iniciais - Revisar coletivamente a produção de textos escritos tendo como critérios: a finalidade, o gênero e o interlocutor. )
• 5º ano - Anos Iniciais - Utilizar a linguagem adequada à situação de interação.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Compreender o uso expressivo do verbo nos textos lidos.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Empregar adequadamente os sinais de pontuação, inclusive como marcas de expressividade.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Empregar as convenções de escrita de diálogo (discurso direto).
• 5º ano - Língua Portuguesa - Empregar, na produção de textos de base narrativa, elementos da narrativa, tais como: Narrador (foco narrativo); Personagem (principal e secundário) e suas características físicas e psicológicas; Tempo/espaço da narrativa.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Ler e explorar textos verbais, não verbais e multimodais que circulam no espaço escolar.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer a leitura como produção de significados.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer estrutura da narrativa: -situação inicial; - complicação (conflito gerador e climax); desfecho.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos da narrativa: - Narrador (foco narrativo); -personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista) e suas características físicas e psicológicas; - tempo/espaço da narrativa; - aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação e outras notações como marcas de expressividade em um texto, identificando efeitos de sentido de seus usos.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os sinais de pontuação, inclusive com marcas de expressividade.
• 5º ano - Língua Portuguesa - Relacionar e utilizar adequadamente artigos / pronomes / substantivos / adjetivos; substantivos / pronomes / verbos, sem a nomenclatura das classes morfológicas, em textos produzidos individual e coletivamente.

Educando os sentimentos - NIAP/PROINAPE | Videocast Boas Práticas da Rede
Conheça dois projetos realizados em escolas cariocas com o suporte do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP).
Vídeo

Educando os sentimentos - NIAP/PROINAPE | Videocast Boas Práticas da Rede

Conheça dois projetos realizados em escolas cariocas com o suporte do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (...)

Educação SocioemocionalPráticas pedagógicas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) | Videocast Boas Práticas da Rede
A educação de jovens e adultos (EJA) é muito mais do que apenas ensinar a ler e escrever, é um processo de construção de conhecimento que leva em consideração a experiência e as histórias de vida dos alunos.
Vídeo

Educação de Jovens e Adultos (EJA) | Videocast Boas Práticas da Rede

A educação de jovens e adultos (EJA) é muito mais do que apenas ensinar a ler e escrever, é um processo de construção de conhecimento (...)

Práticas pedagógicas
Educação antirracista | Videocast Boas Práticas da Rede
No Rio de Janeiro, diversas escolas estão implementando projetos inovadores para promover a inclusão e o respeito às diferenças. Assista e se inspire para desenvolver práticas parecidas com seus estudantes!
Vídeo

Educação antirracista | Videocast Boas Práticas da Rede

No Rio de Janeiro, diversas escolas estão implementando projetos inovadores para promover a inclusão e o respeito às diferenças. Assista (...)

Práticas pedagógicas
Alfabetização criativa e engajadora | Videocast Boas Práticas da Rede
Conheça experiências pedagógicas da E.M. Otelo de Souza Reis, de Santa Cruz (10ª CRE) e da E.M. Ayrton Senna da Silva, em Bangu (8ª CRE).
Vídeo

Alfabetização criativa e engajadora | Videocast Boas Práticas da Rede

Conheça experiências pedagógicas da E.M. Otelo de Souza Reis, de Santa Cruz (10ª CRE) e da E.M. Ayrton Senna da Silva, em Bangu (...)

Práticas pedagógicas
Adolescentes têm voz e vez no GET Comenius
Machismo, preconceito de gênero e respeito à diversidade - esses são temas que estudantes do 8º e 9º ano debatem no Ginásio Educacional Comenius, em Bangu (8ª CRE).
Vídeo

Adolescentes têm voz e vez no GET Comenius

Machismo, preconceito de gênero e respeito à diversidade - esses são temas que estudantes do 8º e 9º ano debatem no Ginásio (...)

Práticas pedagógicas
A Magia da Leitura Desperta a Criatividade das Crianças na Educação Infantil
A professora Jacyra Carioca usa a literatura infantil para promover o desenvolvimento integral das crianças na Escola Municipal Paraná (5ª CRE), em Cascadura.
Vídeo

A Magia da Leitura Desperta a Criatividade das Crianças na Educação Infantil

A professora Jacyra Carioca usa a literatura infantil para promover o desenvolvimento integral das crianças na Escola Municipal (...)

Práticas pedagógicas
A literatura afrodescendente como fonte de autoestima e autoconhecimento
A Feira Literária Júlia Lopes de Almeida é um evento anual que celebra a literatura infanto-juvenil e a cultura afrodescendente.
Vídeo

A literatura afrodescendente como fonte de autoestima e autoconhecimento

A Feira Literária Júlia Lopes de Almeida é um evento anual que celebra a literatura infanto-juvenil e a cultura afrodescendente.

Práticas pedagógicas
Escola e Comunidade se unem pelo futuro sustentável dos estudantes
O GET Brant Horta e a comunidade da Penha estão unidos por um objetivo comum: construir um futuro mais sustentável. Clique e conheça!
Vídeo

Escola e Comunidade se unem pelo futuro sustentável dos estudantes

O GET Brant Horta e a comunidade da Penha estão unidos por um objetivo comum: construir um futuro mais sustentável. Clique e conheça!

Práticas pedagógicas
Do slam ao podcast: alunos do GET Almirante Newton Braga dominam a escrita
Veja como a poesia falada pode se transformar em uma poderosa ferramenta de ensino!
Vídeo

Do slam ao podcast: alunos do GET Almirante Newton Braga dominam a escrita

Veja como a poesia falada pode se transformar em uma poderosa ferramenta de ensino!

Práticas pedagógicas
Como o xadrez transforma a Educação na E.M. Albert Sabin
Descubra como o projeto Xadrez e Seus Desafios, liderado pela professora Gizelle Barbosa na Escola Municipal Albert Sabin, está transformando o ensino e o desenvolvimento dos alunos.
Vídeo

Como o xadrez transforma a Educação na E.M. Albert Sabin

Descubra como o projeto Xadrez e Seus Desafios, liderado pela professora Gizelle Barbosa na Escola Municipal Albert Sabin, está (...)

Práticas pedagógicas
Mantenha-se atualizado com as iniciativas da MultiRio!
Receba conteúdo exclusivo sobre educação, cultura e novas tecnologias aplicadas ao ensino, além das novidades sobre nossos projetos e produções.
Inscreva-se