Veja como o professor Moisés Machado transforma a rotina da escola com muita música!
A formação musical do professor o inspirou a criar o "Movimento Sextou: a escola como lugar de felicidade". Na Escola Municipal O'Higgins (8ª CRE), em Bangu, o projeto combina música, jogos e atividades lúdicas para revisar conteúdos e promover a educação antirracista.
Toda sexta-feira, os alunos se engajam de forma divertida e reflexiva, ampliando seu repertório musical e consciência social. O projeto não apenas melhora a aprendizagem, mas também incentiva a participação ativa dos alunos.
Saiba mais: https://tinyurl.com/3pnnpf8u
📍Objetivos do projeto:
• Por meio da música, das brincadeiras e do cinema, busca tornar o espaço da escola um ambiente de felicidades, onde o aluno sente prazer e motivação em estar, sendo ele o protagonista do processo de ensino e de aprendizagem.
• Tem como objetivo inicial diminuir a evasão escolar e objetivo final, processual, formar um cidadão crítico, que atue na sociedade como um ser transformador, que saiba lidar com temas urgentes como o antirracismo, o feminismo, a intolerância religiosa, as Fake News e a sustentabilidade.
📝Habilidades trabalhadas:
• 4º ano - Artes Visuais - Educação Física: Participar de jogos e brincadeiras de forma individual, coletiva e inclusiva. Identificar diferenças de habilidade motora, gênero, idade e força, já começando a demonstrar uma postura cooperativa e solidária. Artes Cênicas: Identificar possibilidades cênicas em texto não teatral, em imagens visuais e em composições sonoras.
4º ano - Artes Visuais - Identificar as formas distintas das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
4º ano - Língua Portuguesa - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
4º ano - Língua Portuguesa - Inferir em diferentes gêneros textuais, informações implícitas.
4º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos identificando seus usos sociais/contextuais.
4º ano - Língua Portuguesa - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
4º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos individual e coletivamente, com uma sequência lógico -temporal (início, meio, fim, passado, presente e futuro), observando os elementos que compõem a narrativa.
4º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer os elementos estruturais de texto em versos (verso, estrofe, rima, ritmo etc).
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Educação Física - Demostrar atitude de respeito e socialização em jogos cooperativos,. Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena. Participar de jogos e brincadeiras, de forma individual e coletiva, Identificar diferenças de habilidade motora, gênero, idade, força, já começando a demonstrar uma postura cooperativa e solidária
5º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
5º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por recursos coesivos articuladores de relações de sentido (tempo, lugar, causa, dúvida, comparação, conclusão).