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Como educar e proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais
Conheça iniciativas do Governo Federal.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
Juro Que Vi
Desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Rede Municipal do Rio sobre lendas e mitos brasileiros, narrados por grandes atores nacionais.              
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Andar
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Morde a Língua
Série de Língua Portuguesa dirigida a alunos do 6º ao 9º ano. No formato dramaturgia e inspirada na linguagem dos vlogs, aborda temas como: linguagem e identidade, variações linguísticas, intertextualidade, estratégias de leitura, poemas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, romances e a multiplicidade de gêneros em jornais e revistas.

MultiRio marca presença no Festival LED 2025
27 Junho 2025 | Por Thaisa Barreto
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Foto. Três meninas de uniforme escolar entrevista mulher adulta.
Estudantes de escolas da rede pública do Rio de Janeiro participaram da cobertura do Festival LED como jovens repórteres - Foto: Acervo MultiRio


Papel, caneta e um celular na mão. Assim os estudantes participantes da ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede), iniciativa da MultiRio, voltada à educação midiática e ao protagonismo estudantil, participaram do Festival LED 2025 como jovens repórteres, na sexta-feira (13) e sábado (14), na Praça Mauá. Ao longo da programação, realizaram entrevistas, participaram de uma roda de conversa e acompanharam diferentes atividades.

Estudantes das escolas GET Dulce de Araújo, de Campo Grande (projeto Amigos Unidos News); GEO Nicarágua, de Realengo (projeto Nicarágua em Movimento); e Escola Municipal Manoel Bonfim, de Del Castilho (projeto Se Liga, Manoel Bonfim) participaram da cobertura como jovens repórteres, circulando por diferentes espaços do Festival. A experiência incluiu entrevistas com o público, registro das atividades do LED Dialoga, participação em uma roda de conversa no estande do Instituto Palavra Aberta e acompanhamento da oficina “Crescer sem Violência – Segurança e Proteção Digital”, promovida pela Fundação Roberto Marinho e Canal Futura. Durante a oficina, conduzida por Cínthia Sarinho, foram debatidos temas como exposição indevida de imagens, violência online e os desafios trazidos pela inteligência artificial em práticas de cyberbullying.

“Falar de educação midiática é também tratar da formação ética, da escuta e da construção de um olhar mais crítico e participativo sobre o mundo. Durante o Festival LED, estivemos em diálogo com diferentes vozes da educação e da comunicação, reforçando a importância de incluir os jovens nesses espaços”, afirmou Maíra Moraes, diretora-presidente da MultiRio. Maíra, inclusive, integrou a mesa “Juventudes e Educação com Mídias: protagonismo digital e letramentos para a cidadania ativa”, realizada no auditório do Museu de Arte do Rio, ao lado de Pilar Lacerda, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e de Márcio Gonçalves, jornalista, professor e doutor em Ciência da Informação. A atividade foi mediada por Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta.

Foto. Em primeiro plano plateia de costas. Ao fundo, palco com palestrantes.
Maíra Moraes, diretora-presidente da MultiRio, participou de mesa sobre educação midiática - Foto: Renan Prado


Para Gabriel Portela, aluno do GEO Nicarágua, o projeto ANDAR ampliou suas perspectivas. “É uma oportunidade, e quando me chamaram, abracei forte. O projeto me leva além da escola. Eu me sinto inserido em algo que não é só para crianças. A oficina, por exemplo, trouxe temas que eu vivo e vejo acontecer com meu irmão, mas que são pouco comentados”, contou.

A vivência será transformada em um artigo que será publicado no site da Fundação Roberto Marinho nas próximas semanas, reforçando a proposta pedagógica da ANDAR. Desenvolvida pela MultiRio, a iniciativa estimula a escuta ativa, a produção de conteúdo e o olhar crítico sobre a mídia entre estudantes da rede pública. “A publicação do artigo no site da Fundação Roberto Marinho fortalece essa proposta e reafirma o valor da autoria estudantil como parte do debate público”, completou Maíra.

“A participação dos estudantes da ANDAR na cobertura do Festival LED foi uma atividade pedagógica muito importante. O trabalho da Multirio é pioneiro ao pensar e realizar produções e discussões sobre o uso das mídias na educação. Temos um acordo de cooperação por meio do qual temos nos fortalecido mutuamente na troca de conteúdo, práticas e experiências, e a ANDAR é um pilar muito importante nessa relação. Nossa parceria é muito importante para a Fundação Roberto Marinho. Estou certa de que a experiência da cobertura da ANDAR fortalece habilidades importantes para a formação desses estudantes nas áreas de linguagem, pensamento lógico, habilidades socioemocionais, bem como de leitura e análise de contexto. Essas habilidades foram desenvolvidas em diálogo com o cotidiano repleto de significado”, reforça Bia Lima, supervisora de inclusão educacional da Fundação Roberto Marinho.

 
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