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Como educar e proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais
Conheça iniciativas do Governo Federal.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
Juro Que Vi
Desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Rede Municipal do Rio sobre lendas e mitos brasileiros, narrados por grandes atores nacionais.              
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Andar
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Morde a Língua
Série de Língua Portuguesa dirigida a alunos do 6º ao 9º ano. No formato dramaturgia e inspirada na linguagem dos vlogs, aborda temas como: linguagem e identidade, variações linguísticas, intertextualidade, estratégias de leitura, poemas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, romances e a multiplicidade de gêneros em jornais e revistas.

Desafios de jornalistas de Educação em tempos de fake news
04 Abril 2025 | Por Lailla Micas
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Em um cenário de crescente disseminação de fake news, jornalistas têm enfrentado desafios cada vez maiores. A velocidade com que informações falsas ou enganosas circulam nas redes sociais e plataformas digitais faz com que esses profissionais precisem redobrar a checagem de fatos, investindo mais tempo e recursos para garantir a veracidade da notícia antes de publicá-la.

Para Patrícia Costa, jornalista da MultiRio – empresa que durante décadas inclui conteúdo jornalístico em suas produções –, o grande número de canais digitais e falta de mecanismos de regulação na internet prejudicam o acesso à informação de qualidade.

“A web hoje permite que qualquer um crie e dissemine informações, sem nenhum compromisso com a verdade ou com os fatos. O jornalismo profissional também sofre ameaças e desqualificação. A qualidade de algumas notícias é muito ruim, rasa.”

(Patrícia Costa, jornalista da MultiRio)


Impacto da desinformação na Educação

No campo da educação, esse contexto pode ser ainda mais problemático. Informações errôneas sobre políticas e dados educacionais podem ter um impacto profundo, gerando confusão entre estudantes, educadores e sociedade. A desinformação pode criar desconfiança no sistema de ensino, além de distorcer debates importantes sobre a qualidade da educação.

Além da desinformação, os jornalistas enfrentam ainda um cenário de crescente polarização ideológica nos meios digitais. Nesses espaços, preconceitos podem ser amplificados, influenciando a disseminação de conteúdo enviesado ou impreciso. Esse ambiente afeta a maneira como os temas educacionais são abordados na imprensa, tornando a reação do público um fator cada vez mais relevante para a cobertura jornalística.

Manipulação de informações no debate educacional

Em tempos de debates sobre mudanças na educação – como reformas curriculares ou a implementação de tecnologias no ensino –, muitas vezes surgem nas redes sociais narrativas contraditórias, que são facilmente distorcidas para atender a interesses específicos.

Todas essas questões exigem de jornalistas um compromisso rigoroso com a ética e a imparcialidade. O aprimoramento de habilidades técnicas de entrevistas, checagem e diversificação de fontes, apuração de fatos e redação para mídias digitais deve ser constante. É também fundamental ter uma compreensão crítica dos contextos político e social que moldam as discussões educacionais.

Responsabilidade jornalística e educação midiática

Nesse cenário, a responsabilidade dos profissionais se torna ainda mais evidente. É crucial a criação de conteúdo original e reflexivo e a preocupação com a qualidade e a profundidade da informação. Patrícia complementa:

“Nós, como jornalistas profissionais, precisamos, mais ainda, exercer nosso trabalho com transparência, ética, coragem e seriedade. Eu acredito que é pelo nosso exemplo que poderemos combater fake news e lutar pela dignidade da nossa profissão.”

(Patrícia Costa, jornalista da MultiRio)


Jornalistas de educação precisam atuar como mediadores entre os fatos e o público. Uma cobertura clara e bem apurada contribui para que a sociedade desenvolva o pensamento crítico, reconhecendo informações falsas e consumindo conteúdos de forma mais analítica. Isso fortalece a democracia e ajuda a construir um ambiente de aprendizado mais saudável, onde a Educação é entendida como um bem coletivo, livre de distorções e manipulações.

Jornalismo e protagonismo estudantil andando juntos

Iniciativa da MultiRio, a ANDAR - Agência de Notícias de Alunos da Rede coloca a educação midiática no centro da aprendizagem. A agência, que reúne projetos de jornalismo estudantil em diversos formatos, estimula a leitura crítica e a criação de conteúdo de forma ética e colaborativa. As atividades da ANDAR contribuem para o desenvolvimento de habilidades de Cultura Digital e Língua Portuguesa, além de competências socioemocionais, promovendo a participação ativa de jovens nas escolas e em seus territórios.

“Os projetos apoiados pela ANDAR nas escolas são elaborados por estudantes, professores e/ou membros de equipes gestoras engajadas na produção de conteúdo midiático - em diferentes mídias e formatos - e na sua disseminação, cumprindo todas as etapas de produção do conteúdo, o que inclui seleção de assuntos, elaboração de roteiros e pautas, divisão de tarefas, entre outras atividades.”

(Plataforma Andar)

 
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