ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp
Como educar e proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais
Conheça iniciativas do Governo Federal.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
Juro Que Vi
Desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Rede Municipal do Rio sobre lendas e mitos brasileiros, narrados por grandes atores nacionais.              
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Andar
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Morde a Língua
Série de Língua Portuguesa dirigida a alunos do 6º ao 9º ano. No formato dramaturgia e inspirada na linguagem dos vlogs, aborda temas como: linguagem e identidade, variações linguísticas, intertextualidade, estratégias de leitura, poemas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, romances e a multiplicidade de gêneros em jornais e revistas.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: informação, inclusão e direitos
03 Dezembro 2024 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Desde 1992, o dia 3 de dezembro é reconhecido como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar, promover ações afirmativas e reforçar o compromisso global com os direitos das pessoas com deficiência (PCDs). O lema de 2024 é “Ampliando a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável”.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, o Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência. Para garantir seus direitos, o país conta com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que estabelece como principais diretrizes:

  • Promoção da qualidade de vida;
  • Assistência integral à saúde;
  • Prevenção de deficiências;
  • Ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação;
  • Organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência;
  • Capacitação de recursos humanos.

yan reportagemMultiRio se engaja em campanhas e acessibilidade

Alinhada a essas diretrizes, a MultiRio promove a inclusão das pessoas com deficiência por meio de produções que abordam esse tema e personagens que reforçam a representatividade de PCDs, além de adotar a tradução em Libras de eventos, transmissões ao vivo e outros materiais audiovisuais sempre que possível.

Veja alguns destaques de produções recentes da MultiRio:

  • A série #Educa, que traz especialistas de diversas áreas para debater temas cruciais para o futuro da educação, reúne diversos episódios que abordam inclusão de pessoas com deficiência. Abaixo, links para alguns deles:

Histórias para ouvir – Audiolivros
Maria Carvalhosa, escritora e criadora da editora de audiolivros Supersônica, participou do programa #Educa acompanhada do Café, seu inseparável cão-guia. Além do trabalho na editora, Maria é ativista contra o capacitismo e em defesa das pessoas com deficiência (PCDs).

audiolivros

Autismo com Bianca Machado
Psicóloga, especialista em Transtorno do Espectro Autista, Bianca Machado é mestre em Saúde Coletiva pela UERJ, diretora do Instituto Nacional de Tratamento, Estudo e Apoio ao Adulto no Espectro, mãe, e autista nível 1 de suporte. 

Você já ouviu falar em capacitismo?
É possível medir as capacidades de outra pessoa pelo fato de ela ter alguma deficiência? Essa tentativa preconceituosa e comum é classificada como capacitismo. O ato ocorre por meio de determinadas formas de tratamento, comunicação e práticas, além de barreiras físicas, arquitetônicas e atitudinais que impedem o pleno exercício da cidadania por essas pessoas. O termo é debatido pela carioca, surfista, designer e dona de casa Renata Glasner, que a partir de um diagnóstico de esclerose múltipla se permitiu viver novas possibilidades.

Evento da Prefeitura aborda inclusão em ambientes de trabalho

No dia 4 de dezembro, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) do Rio de Janeiro promove o evento Inspiração - Transformação e Protagonismo para PCDs. A programação aborda temas como transição para a vida adulta e inclusão laboral, reunindo profissionais de saúde, educação e assistência social.

📍 Local: Sede da OAB (Av. Marechal Câmara, 150, Centro).
⏰ Horário: Das 9h às 13h.
📋 Inscreva-se aqui.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp