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Como educar e proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais
Conheça iniciativas do Governo Federal.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
Juro Que Vi
Desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Rede Municipal do Rio sobre lendas e mitos brasileiros, narrados por grandes atores nacionais.              
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Andar
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Morde a Língua
Série de Língua Portuguesa dirigida a alunos do 6º ao 9º ano. No formato dramaturgia e inspirada na linguagem dos vlogs, aborda temas como: linguagem e identidade, variações linguísticas, intertextualidade, estratégias de leitura, poemas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, romances e a multiplicidade de gêneros em jornais e revistas.

Inteligência Artificial na Educação: transformando o ensino e o aprendizado
21 Novembro 2024 | Por Larissa Altoé
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Imagem criada por IA


Quando o ChatGPT surgiu, em novembro de 2022, ficou claro que a IA promoveria uma revolução comparável à disseminação da internet na década de 1980. Ou ainda maior. O nome ChatGPT mistura "chat", de chatbot (robôs de atendimento ao consumidor), e "GPT", de Generative Pre-trained Transformer, sistema digital que gera informações a partir de um banco de dados imenso, que apenas máquinas são capazes de processar.

O termo “Inteligência Artificial” surgiu em 1956, mas o ChatGPT popularizou as IAs generativas multimodais - aquelas que podem interpretar imagem, texto e som, produzindo também conteúdo nesses diversos formatos. Ao mesmo tempo, fomentou debates sobre o uso ético dessas tecnologias. O fato é que a inteligência artificial veio para ficar. Aliás, já está em nosso dia a dia em múltiplas funções, como no reconhecimento facial, nos algoritmos das redes sociais, nas suas playlists favoritas e muitas outras.

Inteligência Artificial na Educação

No campo da Educação, cada vez mais estudos indicam o potencial de transformação que a IA pode trazer. Instituições de ensino e governos já utilizam essa tecnologia em sistemas de gestão escolar e análise de dados. Mas como ela pode apoiar diretamente o trabalho de educadores e gestores? Uma recente pesquisa da consultoria McKinsey com 2.000 professores de EUA, Canadá, Cingapura e Reino Unido indica que 20 a 40% das tarefas dos professores – cerca de 13 horas semanais – poderiam ser otimizadas com tecnologias já disponíveis.

A preparação de aulas, apontada como a área com maior potencial para utilização de IA, consome em média 11 horas semanais dos docentes, mas a tecnologia poderia reduzir essa carga para seis horas. Além disso, o tempo dedicado a atividades administrativas, que atualmente é de cerca de cinco horas por semana, poderia ser diminuído para três, permitindo que os professores se concentrem mais nas tarefas pedagógicas. Apesar de a pesquisa ser focada em outros países e no ensino superior, serve como referência sobre o imenso potencial inovador do uso dessas ferramentas no contexto educacional.

Sistemas inteligentes e inclusão

Além de otimização de tempo e de recursos, a grande revolução da IA na educação está na possibilidade de mapeamento e compreensão do processo de aprendizado dos alunos. Ao analisar dados educacionais, pode-se identificar padrões e tendências que revelam como fatores sociais e econômicos influenciam o desempenho de cada estudante. Com essa análise, é possível criar ambientes de aprendizado mais inclusivos e adaptados às necessidades individuais.

Através da mineração de dados, ferramentas de IA também podem analisar desempenho, engajamento e outras métricas relevantes para identificar os alunos que precisam de mais suporte ou para monitorar o progresso de diferentes turmas em relação a um conteúdo.

Desafios da Inteligência Artificial na Educação

A integração da inteligência artificial na educação traz benefícios significativos, mas também exige uma abordagem estratégica e cautelosa. Um dos principais desafios é a formação docente: os professores precisam estar bem informados para usar as ferramentas de IA de maneira ética e eficaz. Programas de aprendizado contínuo e workshops especializados podem desempenhar um papel fundamental, proporcionando aos educadores as competências necessárias para engajar os estudantes e aprimorar suas práticas pedagógicas.

A ética também é uma preocupação central na adoção da IA. A coleta e o uso de dados dos alunos requerem rigor na proteção da privacidade e da segurança. Garantir a transparência dessas ferramentas e a utilização responsável dos dados é essencial, assim como evitar a dependência excessiva da tecnologia. Preservar o papel fundamental do professor é indispensável para manter as relações interpessoais e o valor da aprendizagem colaborativa. O equilíbrio entre tecnologia e pedagogia é essencial para que a Inteligência Artificial seja uma ferramenta a serviço da educação, e não um fim em si mesma.

Educação e IA: construindo competências para o amanhã

Mas como os estudantes estão sendo impactados pelas possibilidades trazidas pela Inteligência artificial? Essa questão é crucial e vai muito além do uso do ChatGPT. Pedagogicamente, é fundamental discutir o uso ético e responsável dessas ferramentas, mas também olhar para o impacto delas na construção da sociedade e no futuro do trabalho.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a inteligência artificial tem potencial para impactar cerca de 60% dos empregos nas economias desenvolvidas e 40% das ocupações globalmente nos próximos dois anos. Essa rápida transformação exige ações urgentes para capacitar a população para adaptar-se a essa nova realidade.

Países que se prepararem adequadamente poderão desfrutar de ganhos em produtividade, enquanto a falta de preparação pode agravar a desinformação e as desigualdades sociais. Por conta disso, diversas nações têm introduzido a IA no ensino básico. No Brasil, por exemplo, o estado do Piauí vem capacitando professores e inserindo conteúdos de IA no currículo escolar, buscando alinhar a educação às demandas tecnológicas emergentes.

A recente publicação Inteligência artificial na educação básica: novas aplicações e tendências para o futuro, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) traz dados atualizados sobre o tema e sobre a implementação de ações no Brasil e no Mundo.

Multirio desenvolve plataforma interativa dedicada à IA na Educação

Com base nesses desafios e oportunidades, a MultiRio desenvolverá nos próximos dois anos um projeto experimental para auxiliar os educadores na utilização da inteligência artificial no cotidiano escolar.

O projeto se chama Aí.Prof! e foi selecionado no edital Inteligência Artificial para Educação da Fundação Itaú.

É importante lembrar que a IA ainda está em desenvolvimento e pode trazer respostas com vieses, preconceitos ou até erros. Assim, os resultados devem ser sempre revisados criticamente.

Outras plataformas de IA para usar na educação
Além do ChatGPT, uma série de plataformas que utilizam tecnologia de IA podem ser usadas no cotidiano escolar.


Veja também:

  • Tem Matemática na Inteligência Artificial – Videocast com a participação de Guilherme Cintra, da Eleva Educação; e de Sérgio Gouveia, professor da Rede Municipal carioca. Assista e descubra como a matemática está presente em cada algoritmo e como a IA pode ser parceira do aprendizado em sala de aula.

  • #Educa sobre Inteligência Artificial e Ética: Como a IA está impactando a educação? Como alunos e professores podem usar estas inovações com responsabilidade? Uma conversa com a pesquisadora e professora do Instituto de Computação da UFF Mariza Ferro, que coordena o Núcleo de Referência em IA ética e confiável.

 

Fontes:
- Observatório de Educação
- CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CIEB: Notas Técnicas #21 Inteligência artificial na educação básica: novas aplicações e tendências para o futuro.
São Paulo: CIEB, 2024. E-book em PDF.
-
Porvir

 
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