ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp
Como educar e proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais
Conheça iniciativas do Governo Federal.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
Juro Que Vi
Desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Rede Municipal do Rio sobre lendas e mitos brasileiros, narrados por grandes atores nacionais.              
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Andar
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Morde a Língua
Série de Língua Portuguesa dirigida a alunos do 6º ao 9º ano. No formato dramaturgia e inspirada na linguagem dos vlogs, aborda temas como: linguagem e identidade, variações linguísticas, intertextualidade, estratégias de leitura, poemas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, romances e a multiplicidade de gêneros em jornais e revistas.

Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano
SÉRIE
01 Novembro 2022 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto tirada pelos alunos para ilustrar a matéria de capa da 3ª edição do jornal. Acervo da escola


Pensando em estratégias para enfrentar a realidade dos impactos na aprendizagem dos estudantes com a pandemia da Covid-19, a equipe gestora da E.M. Domingos Bebiano (3ª CRE), uma escola de primeiro segmento e de turno único localizada em Inhaúma e que atende crianças oriundas, principalmente, do Complexo do Alemão, decidiu oferecer a eletiva Jornal Escolar para a turma do 5º ano, a fim de que fosse mais um momento em que aqueles alunos pudessem exercitar a Língua Portuguesa.

Transcorridos três bimestres do início do projeto, batizado de Domingos Bebiano News, o resultado se nota não apenas na melhoria da escrita, mas sobretudo no aumento da autoestima dos alunos participantes. À frente do jornal está o professor Jardel Magalhães. Ele conta que o trabalho tem sido bastante desafiador e que, desde o começo, o objetivo principal era desenvolver habilidades que conferissem protagonismo aos estudantes do 5º ano, a maioria deles fora da relação ideal idade-ano escolar.

Hoje, os olhos dos alunos brilham quando veem o resultado de seus esforços impressos e divulgados na comunidade escolar, o que, segundo o professor, cria um engajamento cada vez maior ao projeto. Hoje, o Domingos Bebiano News é uma das iniciativas escolares a integrar a fase inaugural da Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede. O professor Jardel Magalhães já está preparando a turma de 4º ano para assumir o projeto em 2023.

O que é a Andar
A Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) é um projeto realizado pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É uma iniciativa pioneira, pois há poucas ações semelhantes em todo o Brasil, e conta com a parceria da Agência Lupa, de checagem de notícias.

O principal objetivo da Andar é formar uma rede de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas.

A Andar tem total conexão com o currículo carioca, por meio do desenvolvimento das habilidades que podem ser trabalhadas a partir do jornalismo, seja ele impresso, digital ou em qualquer formato audiovisual.

Após mapear os projetos existentes na Rede, a Andar contará, inicialmente, com 11 iniciativas escolares, uma de cada CRE da cidade, reunindo estudantes e professores de todo o Rio

 

Produção e aprendizagem

Em vista da necessidade de aprendizagem dos alunos e baseada em um dos eixos (Leitura e Escrita) que norteiam as disciplinas eletivas da Rede, a direção da escola definiu, no início do ano, que o viés de atuação curricular do jornal atuaria na produção e pesquisa de diferentes tipos de texto. Com esta orientação, o professor Jardel Magalhães partiu para debater e definir com os alunos cada etapa de elaboração do jornal: “Desde o nome (Domingos Bebiano News) até a escolha das seções que compõem o jornal (Receitas da Família, Vi e Gostei etc.), tudo foi iniciativa dos próprios educandos, sob minha orientação”, explica.

Para chegar à definição das seções/editorias, o professor levou jornais para a turma e mostrou como eram estruturados. Foi neste processo que a turma decidiu que o Domingos Bebiano News também contaria com uma seção de quadrinhos: “As historinhas são produzidas na plataforma digital Pixton e elaboradas por um grupo de alunos mais habilidosos com o teclado e com as mídias digitais, mas sempre com sugestões do restante da turma”, observa Jardel Magalhães.

Gêneros textuais

O jornal busca valorizar a comunidade escolar. Há, por exemplo, a seção Receita da Família, em que os pais são incentivados a enviar seus segredos culinários: "O que exigimos é que os alunos sejam os próprios escritores da receita e obedeçam às regras de escrita desse tipo de texto”, explica o professor. Ainda segundo ele, cada gênero textual presente na edição do jornal é trabalhado em sala de aula. “Quando vejo erros, peço que corrijam ou reescrevam para que os textos estejam dentro dos padrões aprendidos”, acrescenta.

Alunos compilando os dados da pesquisa sobre bullying para publicar no jornal. Acervo da escola


O gosto dos alunos pela cultura também é incentivado. Na seção Vi e Gostei, eles aprendem a produzir o gênero textual “sinopse”, a partir dos filmes que assistiram. A pesquisa é igualmente estimulada, pois precisam dela para escrever as seções de Charadas e Anedotas e Você Sabia?

A matéria de capa do Domingos Bebiano News também costuma exigir muita pesquisa, como é o caso da edição de setembro, que aborda os direitos das crianças. E, claro, como se trata de jornal, também não falta reportagem. Na edição de maio, que fala sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, foram entrevistados um aluno e uma professora que optaram por continuar usando máscara.

A edição final do jornal é feita pelo professor Jardel Magalhães, que tem o objetivo de incluir, cada vez mais, os alunos nesta etapa do trabalho. O Domingos Bebiano News tem tiragem impressa de 150 exemplares, distribuídos para a comunidade leitora da escola, principalmente para os alunos do 3º ao 5º ano e suas famílias. O jornal também é disponibilizado no formato digital, nas redes sociais da escola.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp