27/05/2025
A iniciativa visa unir gestores públicos e pesquisadores para o desenvolvimento de práticas conectadas às realidades locais. Dois editais com inscrições gratuitas estão abertos.
Notícias
16/05/2025
O que é DIX? E por que jovens buscam formas privadas de interagir on-line no Instagram e no TikTok?
Reportagens
30/04/2025
Iniciativa da MultiRio leva estudantes da Escola Municipal Nicarágua a vivenciar a cobertura de um evento internacional e reforçar a formação cidadã por meio da educação midiática.
Notícias
27/06/2025
Papel, caneta e um celular na mão. Assim estudantes da ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede) participaram do Festival LED 2025 como jovens repórteres.
Reportagens
09/06/2025
Evento pretende promover reflexões pedagógicas e culturais com autores consagrados, espaços interativos e ações voltadas à formação de leitores.
Reportagens
05/06/2025
Debate sobre estratégias de proteção e educação digital e midiática, promovido pelo Governo Federal, apresentou documentos de referência para famílias e educadores.
Reportagens
04/06/2025
O evento de lançamento, apelidado de forma bem-humorada de "A Cúpula na cúpula", aconteceu na noite de segunda-feira, 2 de junho, na Cúpula Carl Sagan do Planetário do Rio.
Notícias
O tambor de crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira popular no estado do Maranhão. Envolve dança circular, canto e percussão de tambores. É considerado referência de identidade e de resistência cultural dos negros maranhenses.
Não se pode precisar com segurança as origens históricas do tambor de crioula. No entanto, por meio de documentos impressos e da tradição oral, é possível associá-lo a práticas lúdico-religiosas realizadas ao longo do século XIX por escravizados e por seus descendentes, como forma de lazer e de resistência à escravidão.
O tambor de crioula é praticado como divertimento ou em devoção a São Benedito. Não há local definido, nem época pré-determinada para as apresentações. No entanto, elas são mais frequentes durante o Carnaval e nas festas de bumba-meu-boi.
A dança é praticada, em geral, só por mulheres. A coreografia é bastante livre e variada, com passos miúdos e rodopios, conduzidos pelo ritmo dos tambores.
No centro da roda, a coreografia se completa na punga (ou umbigada), movimento no qual elas tocam o ventre umas das outras, em um gesto entendido como saudação e convite. A dançarina que recebe a punga vai ao centro e dança para cada um dos tocadores, repetindo os movimentos até procurar uma substituta.
Algumas características aproximam o tambor de crioula do gênero samba: a polirritmia dos tambores, a síncope (frase rítmica característica), os principais movimentos coreográficos e a umbigada. Esses traços são comuns, por exemplo, ao samba de roda do Recôncavo Baiano, ao jongo praticado na região Sudeste e ao samba carioca (especificamente ao partido-alto, ao samba de breque e ao samba-canção).
Em 2007, o tambor de crioula do Maranhão foi intitulado patrimônio cultural do Brasil. No site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é possível assistir a um vídeo que conta a história dessa manifestação.
Manifestações culturais ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos. No Brasil, essas manifestações tiveram origem ou influência africana, indígena e, também, europeia. São exemplos: o afoxé, a banda de pífanos, o siriri, serafina, o tambor de crioula, o ticumbi e o cavalo-marinho.
Fontes:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).