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Como educar e proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais
Conheça iniciativas do Governo Federal.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
Juro Que Vi
Desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Rede Municipal do Rio sobre lendas e mitos brasileiros, narrados por grandes atores nacionais.              
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Andar
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Morde a Língua
Série de Língua Portuguesa dirigida a alunos do 6º ao 9º ano. No formato dramaturgia e inspirada na linguagem dos vlogs, aborda temas como: linguagem e identidade, variações linguísticas, intertextualidade, estratégias de leitura, poemas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos, romances e a multiplicidade de gêneros em jornais e revistas.

— Geografia inclusiva: como fazer mapas táteis
16 Junho 2021 | Por Fernanda Fernandes
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Em vídeo do IBGE, educador orienta sobre a produção de mapas táteis (Imagem: Reprodução/ YouTube)

A inclusão de estudantes com deficiência visual traz desafios, também, no campo da Geografia.

Pesquisadoras do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (Labtate), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tamara Régis e Ruth Nogueira apontam que há carência na disponibilidade de gráficos e de imagens táteis.

Segundo as autoras, isso se dá pois existe um senso comum de que as pessoas com deficiência visual não podem “ver” ou “observar” as imagens, e que estas, portanto, deveriam ser abolidas de seu cotidiano.

“Tal crença se mostra totalmente infundada, à medida que as pessoas com deficiência visual podem e devem ter acesso a imagens. Porém, estas devem estar acessíveis em uma linguagem que possa ser compreendida pela ausência de referenciais visuais”, defendem, no artigo Como elaborar atlas escolares visando à educação inclusiva.

Como fazer mapas táteis

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de seu portal educativo IBGEeduca, disponibiliza um passo a passo sobre como produzir um mapa tátil.

No vídeo, publicado no canal do IBGE no YouTube, o professor de Geografia Marcelo Miranda, do Instituto Federal de Pernambuco, ensina como fazer um mapa usando materiais coloridos, agradáveis ao toque e reconhecíveis por meio do toque.

O IBGEeduca disponibiliza mapas para consulta, download e impressão. Reúne, ainda, sugestões de atividades para turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, sobre temas variados – e não apenas para o estudo da Geografia.

Há propostas com mapas e textos informativos sobre biomas brasileiros, sobre o continente africano, sobre questões de gênero, sobre indígenas, entre outros.
Muitas das atividades apresentadas podem ser adaptadas ao ensino remoto.

USP: Manual de imagens para deficientes visuais

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH -USP) lançou, em maio de 2021, o e-book Manual de imagens para deficientes visuais, com o objetivo de incentivar a distribuição desses materiais e ajudar na formação de profissionais que sejam qualificados para produzi-los.

No livro, os autores falam sobre a questão histórica e social da cegueira, sobre o sistema Braille e apresentam métodos de criação de imagens táteis, com exemplos de desenhos táteis adaptáveis, incluindo gráficos, mapas e tabelas.

A publicação, disponível no Portal de Livros Abertos da USP, é resultado do trabalho do professor Julio Cesar Suzuki (FFLCH), em conjunto com pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

 
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