ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Reforma do porto e novos fluxos para o norte e o centro
04 Abril 2013 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Rodrigues Alves_retratoNa virada do século XIX para o XX, embora fosse o principal porto de exportação e importação do país e o terceiro em importância nas Américas, depois de Nova York e Buenos Aires, o Rio de Janeiro apresentava focos permanentes de malária, tuberculose, difteria, tifo e febre amarela. Além desse problema sanitário, que servia de péssima vitrine para o país, a pouca profundidade dos cais e as obsoletas instalações portuárias tornavam quase impossível o aumento das transações comerciais na então capital brasileira.

As grandes embarcações e os transatlânticos tinham que ancorar a distância e transferir mercadorias e passageiros por meio de um complicado sistema de transbordo, feito por embarcações menores. Em terra firme, a situação não era diferente. Para a mercadoria chegar às linhas de trem, a fim de ser distribuída para outros pontos do país, era preciso atravessar uma malha viária composta por ruelas estreitas e tortuosas, engarrafadas por carroças e outros veículos de tração animal, o que requeria complicadas manobras para o escoamento dos produtos que chegavam e saíam do porto.

Naquela época, o Rio já tinha quase 1 milhão de habitantes – praticamente o dobro da população de 1890 –, a maioria composta de negros, sendo muitos e muitos deles migrados das fazendas de café do Vale do Paraíba, após a abolição da escravidão. Esse contingente chegava em busca de novas oportunidades de trabalho, principalmente nas funções ligadas às atividades portuárias, e dividia, com inúmeras famílias, os antigos casarões coloniais, precários, deteriorados, insalubres e promíscuos, nas regiões próximas ao Centro.

Para promover as reformas necessárias no litoral dos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, o então presidente Rodrigues Alves criou uma comissão composta por diversos engenheiros –entre eles, Francisco Bicalho e Paulo de Frontin – que, desde o final do Império, estavam envolvidos com o projeto de reconstrução do porto. A reforma deveria atender não apenas às necessidades comerciais, mas também de saneamento e embelezamento da cidade.

Paisagem transformada

MAPAREFORMAMANGUE2As obras portuárias mudaram radicalmente a paisagem da região. Foram aterradas as enseadas da Praia do Lazareto, do Saco dos Alferes e da Vila Guarany. O aterro do Mangue, que vinha sendo feito desde os tempos imperiais, também seria completado. Para o aterramento de toda essa área, foram utilizadas as terras provenientes, principalmente, da derrubada do Morro do Senado, que ficava na altura da atual Praça Cruz Vermelha, e do arrasamento das ilhas dos Melões e das Moças, que se localizavam nas proximidades da atual Rodoviária Novo Rio.

O aterramento daquela área litorânea previa a criação de uma faixa que pudesse alocar o cais, os armazéns e novas ruas e avenidas, entre elas a atual Rodrigues Alves. O projeto também previa a continuação da Avenida do Mangue – da Ponte dos Marinheiros até o mar (atual Francisco Bicalho).

Para o norte e para o centro

AVENIDABEIRA-MAR-1O desmonte do Morro do Senado não tinha unicamente o objetivo de fornecer aterro para a região portuária. As reformas de Pereira Passos previam a criação de um eixo de circulação entre a Lapa e o Estácio, por meio da abertura das avenidas Mem de Sá e Salvador de Sá e do alargamento da Rua Estácio de Sá. O objetivo era melhorar o fluxo de transporte na direção norte da cidade. Na época, o Largo do Estácio era o centro de convergência dos caminhos provenientes do Engenho Velho (Tijuca), São Cristóvão e outros bairros da região.

Praticamente isolada do centro por vários morros, a zona portuária também ganha novos canais de fluxo para essa região. O corte do Morro de São Bento abre espaço para a construção da Avenida Central, em seu trecho mais próximo ao Cais do Porto, e para o alargamento das ruas Camerino e da Prainha (atual Rua do Acre). A abertura da Rua do Sacramento (atual Avenida Passos), conectada à Avenida Marechal Floriano, também contribuiu para arejar o tráfego de pessoas e mercadorias entre o porto e o centro da cidade.

Voltar à matéria principal

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
www.backlinksatis.net betpark betgaranti romabet mersin eskort alanya escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort epoksi yer kaplama mikro beton deneme bonusu veren siteler betgaranti deneme bonusu veren siteler Gaziantep Escort casinofast elektronik sigara likit 1win giriş canlı casino siteleri 1xbet türkiye deneme bonusu veren siteler casino siteleri deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler https://www.letmejerk.com bahis siteleri retinol serum romabet romabet maltepe escort casino siteleri deneme bonusu veren siteler vozol puff pvc zemin kaplama deneme bonusu veren bahis siteleri deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler casino siteleri deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler 2025 deneme bonusu veren siteler Deneme Bonusu Veren Siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler casino siteleri deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler casino siteleri deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler casino grandpashabet grandpashabet superbet cratosroyalbet spinco betwoon radissonbet damabet ritzbet exonbet ramadabet deobet royalbet leogrand slotday slotica palazzobet ligobet erişim sayfası grandpashabet grandpashabet güncel grandpashabet grandpashabet resmi grandpashabet giriş resmi grandpashabet 2025 gaziantep escort deneme bonusu veren siteler slotica ramadabet palacebet palazzobet grandpashabet anubisbet casino siteleri bahis siteleri